Procedimento no Abdômen

De acordo com cada caso, poderemos indicar uma lipoaspiração, um miniabdome ou uma abdominoplastia, associada ou não à lipoaspiração. Devem-se considerar a idade do paciente, cirurgias realizadas no abdome, gestações prévias, presença de hérnias e volume gorduroso. É bom lembrar que os homens também podem se submeter à plástica no abdome, não sendo este procedimento exclusivo feminino.

Lipoaspiração: Indicada quando apresenta aumento do volume de gordura, sem que haja excesso de pele. A finalidade desta cirurgia é se obter uma melhora do contorno e da definição do abdome. Apresenta melhor resultado em pacientes mais jovens e, dependendo do volume gorduroso, em pacientes que não tiveram filhos. O tempo de internação vai de 12-24h. Edema (inchaço) e equimose (arroxeado) são esperados no pós-operatório. A presença de dor também é esperada por 3 a 5 dias, mas a mesma é aliviada com o uso de analgésicos. O aparecimento de nódulos fibrosos são normais e desaparecem nos meses seguintes. O uso de cintas compressivas e a realização de drenagens linfáticas são fundamentais. Se faz necessário em repouso domiciliar por 2 a 5 dias, afastamento de atividades esportivas por 15 dias. O resultado final é obtido de 4-6 meses.

Miniabdome: O miniabdome consiste na retirada do excesso de pele que se acumula na parte inferior do abdome (abaixo do umbigo) sem se alterar a cicatriz umbilical. Normalmente indicado quando há uma certa sobra de pele e uma lipoaspiração isolada não é suficiente. Assim, o miniabdome trará um melhor resultado ao abdome, deixando-o mais firme e sem sobras de pele. O tempo de interação hospitalar é de 24h. No pós-operatório há a necessidade de afastamento de atividades esportivas por 15 dias e de certo repouso. O uso de cinta compressiva será fundamental.

Abdominoplastia: A plástica do abdome (abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal) é indicada quando se apresenta uma grande sobra de pele, acúmulo de gordura e flacidez da musculatura abdominal, alterações presentes após diminuição do peso e após gestações. Modernamente, utiliza-se a lipoaspiração associada à retirada de pele e correção da musculatura em uma técnica conhecida como “Saldanha”, ganhando assim um melhor resultado principalmente no que se refere ao contorno do acinturamento. O tempo de internação vai de 24-48h. A utilização de cintas e drenagem linfática são de muita importância.