Orientações Gerais

A cirurgia plástica hoje, com os avanços obtidos, consegue oferecer resultados que antes não eram possíveis. Contudo devemos sempre lembrar que será uma cirurgia e como tal devemos respeitar.

Gostaríamos que os resultados fossem alcançados rapidamente, após 24h, mas precisamos respeitar a evolução de nosso corpo. A presença de edemas (inchaços) e equimoses (arroxeados) são muito frequentes e esperados, maiores em determinados procedimentos do que em outros. Normalmente os resultados finais são obtidos no período de 6 a 18 meses.

Sempre haverá a presença de uma cicatriz por menor que ela seja (como nas lipoaspirações) e que as mesmas serão para sempre. Existem cicatrizes que evoluem de forma tão positiva que, com o tempo, acabam por se tornarem invisíveis.

Tratamento de cicatrizes

Uma boa cicatriz apresenta-se suave, linear, indolor, de pigmentação próxima à da pele, pouco marcada, como se fosse o risco de uma caneta sobre a pele. Contudo, nem sempre a evolução é satisfatória, apresentando-se de forma grosseira, alargadas, hipertróficas, de pigmentações escurecidas, dolorosas, retráteis ou aderentes. Nestes casos há a necessidade de tratamento das cicatrizes.