Contorno Corporal

Basicamente aqui nos referimos a um procedimento ao qual denominamos: lipoaspiração. Podemos através da lipoaspiração trabalhar na redução do volume de gordura de quase todas as áreas corporais: mento, nuca, axilar, braços, abdome, todo o dorso, cintura, glúteos, culotes, face interna das coxas, face anterior das coxas, face interna dos joelhos e panturrilhas.

Há um limite do volume de gordura que pode ser retirado em um mesmo procedimento e, para ser avaliado, deve-se considerar a idade do paciente, presença de doenças pré-existentes (quadro clínico), o peso e altura.

Podemos considerar 3 tipos de lipoaspiração:

Mini-lipoaspiração (Lipo Light): Realizado da mesma forma que uma lipoaspiração, utilizando-se cânulas e aspiradores. Como é um procedimento localizado e com a retirada em menor volume da gordura, há um menor sintoma, com um dolorimento leve. O aparecimento de equimose e nódulos é possível. O uso da cinta se faz necessário. Tempo de internação de algumas horas e o retorno às atividades normais é rápido.

Lipoaspiração: Utilizada quando há várias áreas a serem trabalhadas ao mesmo tempo e com um maior volume de gordura. Consiste fundamentalmente apenas na retirada da gordura. O tempo de internação é de aproximadamente de 24h. Por ser um pouco mais extensa, os sintomas são maiores: dolorimento, inchaço, nódulos e equimose, que desaparecem após alguns dias e aliviados com o uso de medicamentos. O paciente consegue retornar a suas atividades normais após 5-7 dias. Às atividades esportivas leves, após 15 dias. Exposição ao sol após 2 meses. Deverá usar cinta por 2 meses. O resultado será visível após 30 dias.

Lipoescultura: O termo lipoescultura talvez resuma o significado de cirurgia plástica em toda a sua essência. Temos aqui como objetivo melhorarmos o contorno corporal do paciente trabalhando-se exclusivamente a gordura, diminuindo onde há sobras e transferindo estas sobras para áreas que necessitam ser aumentadas: como uma obra de arte. Ou seja, a gordura é aspirada de uma parte e injetada em outras. Podemos transferir a gordura para qualquer parte de nossa superfície corporal. Muita utilizada para o aumento dos glúteos, das batatas das pernas, depressões na face e outros. Contudo há a possibilidade de absorção desta gordura transferida. Note-se que a única diferença em relação a lipoaspiração é a reutilização da gordura.

IMPORTANTE:
1) A lipoaspiração não está indicada para o emagrecimento, mesmo que seja um efeito obtido no pós-operatório, e sim para dar contorno corporal. Para isso, os pacientes precisarão estar com um peso dentro ou próximo ao ideal. 2) É fundamental o controle do peso corporal após a cirurgia para que se mantenha o resultado.